quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ideias Criativas





Horto MissionárioAdequando à temática ambiental da Campanha, propomos a realização de um bazar de plantas. Junte um grupo de irmãos para a coleta de doações de mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais a fim de que, aos domingos, após o culto, elas sejam utilizadas para a arrecadação de ofertas pró-missões. Lembre-se de que um bom bazar disponibiliza não apenas os produtos, mas informações sobre eles, tais como: nome da espécie e dicas de como cuidar.
A Parábola dos TalentosDurante o momento de promoção missionária, convoque os líderes de sua igreja para irem à frente e dê uma certa quantia em dinheiro para cada um deles. Peça aos líderes que utilizem a criatividade para multiplicarem essa quantia, realizando atividades específicas a fim de que consigam, pelo menos, dobrar o que foi recebido. 

Quanto maior for a quantia doada, maior será a responsabilidade de ampliar o valor, relacionando assim a atividade ao texto bíblico de Mt 25.14-30. No fim da campanha missionária, convoque aqueles que receberam as quantias iniciais para que prestem relatório do que foi feito. Peça a eles que apresentem um painel, com fotografias, vídeos, mostrando as atividades elaboradas ao longo da campanha.

Adaptado de Jocimar de A. Souza - 1ª IB em Vale do Ipê



A igreja na escola 
Verificar junto à escola local a possibilidade de realizar um bazar nas suas dependências, marcar a data e fazer uma boa divulgação na própria escola e no bairro.

Levar roupas, calçados, bolsas e bijuterias, todos em bom estado, limpos e passadas (no caso das roupas) para vender aos alunos, pais e professores da escola.  A cada cliente que realizar uma compra entregar uma mensagem evangelística que pode ser um folheto da campanha ou um exemplar do Evangelho de João.  

Caso haja espaço, levar um grupo de louvor, teatral ou de pantomima que faça uma rápida apresentação, deixando uma mensagem. O objetivo desta atividade, além de contribuir com o valor da oferta da igreja, é estreitar os laços com a comunidade local, sendo uma porta para futuras atividades visando levar a mensagem de salvação. 

Sugestão adaptada de Elaine Almindo
Primeira Igreja Batista Paranaguá, PR

Artesanato Em nossas igrejas há muitas pessoas com habilidades manuais e criativas, que sabem fazer diversos tipos de coisa que podem ser utilizadas para arrecadar oferta para a campanha missionária. Habilidades como trabalho com pintura, bordado, crochê, decupagem, costura, bijuteria e ainda corte de cabelo, manicure  assim como tantas outras habilidades. Separe um dia inteiro, um sábado, por exemplo, quando estes irmãos poderão apresentar e oferecer seus trabalhos a toda a comunidade. O objetivo é vendê-los e que todo o valor arrecadado com a venda seja destinado a Missões Nacionais. Nesta programação muitos talentos podem ser descobertos e também muitos irmãos poderão se sentir úteis e valorizados mostrando a toda a igreja e comunidade aquilo que de melhor podem fazer e ainda contribuir com a obra missionária. Diene do Rosário Reis 
Promotora de Missões da IB Memorial 
Manaus - AM

Livraria Trata-se de venda de livros e revistas usados por um preço simbólico. Esta ideia colocaremos em prática nessa campanha.


Primavera MissionáriaJá realizamos aqui na Igreja e obtivemos aceitação. A "Primavera Missionária" consiste em vender flores e plantas para missões. Aqui fizemos parceria com um horto e obtivemos a mercadoria em consignação. 
  
Pr. Arildo Carlos das Neves
Igreja Batista em Praça da Bandeira
Araruama - RJ


Cofrinhos personalizados 
Neste ano, optei por colocar nossas crianças para confeccionarem seus cofrinhos. Mas, com um diferencial: levamos as latinhas com a tampinha e entregamos uma folha de adesivo em branco para que eles criassem a arte. Eles amaram. Fizeram cofrinhos lindos. Teve um que até escreveu assim: "Mãe, pôe dindin aqui". Foi o máximo!
 
Eliene Norma Carvalho Oliveira.
Promotora de Missões na Igreja Batista do Amaro Lanari, 
Coronel Fabriciano - MG


Zé MissionárioTemos nosso "Zé Missionário", o porquinho que faz um tour em cada classe, arrecadando contribuições. Na última campanha, só do porquinho conseguimos R$ 200,00. 


Festival de dançaPromovi também um festival de dança, o " Mais que um Mover", com a presença de academias evangélicas que patrocinaram o evento, oferecendo prêmios para os três primeiros lugares. Cobramos taxas de inscrição, fizemos cantina e vendemos pirulitos com números que davam direito a participar de sorteios de prêmios durante o festival. Foi superanimado e algumas pessoas também deram contribuições voluntárias.
 
Thaís Cunha
Primeira Igreja Batista em Ponto Chic

PinturaAproveite o dom artístico dos membros de sua igreja e promova um evento de pintura em tela. Disponibilize para os participantes telas, pincéis tintas, etc. É claro que  um  artista, professor de artes ou de pintura, deve estar orientando e também confeccionando um trabalho.  Após cada obra feita, as telas deverão ser vendidas mediante um valor estipulado, que será arrecadado e designado para missões.
Lenilda E. Verçosa Machado

Laranja MissionáriaPedimos que os irmãos trouxessem uma laranja descascada e cortada ao meio. No dia combinado estavam lá todos com suas laranjas descascadas e cortadas. Eles receberam um envelope, em um determinado momento do culto, exatamente no momento da comunhão da igreja, enquanto cantávamos e nos abraçávamos, os irmãos deveriam ficar trocando suas laranjas até a música acabar. 
Foi solicitado que todos chupassem a mesma e colocassem os caroços nos envelopes. Cada caroço valeria R$ 0,50. Então, cada irmão tinha, além do seu alvo pessoal ou familiar, a oferta desse desafio.


Desafio Coca-ColaDepois que nossa igreja respondeu positivamente à ideia da laranja, lançamos o desafio da Coca-Cola. Durante o mês da campanha, todas as vezes que o irmão fosse tomar este refrigerante, ele deviria colocar o mesmo valor gasto na Coca-Cola dentro do envelope que recebeu na igreja. No final do mês, conseguimos R$ 380,00.

Michele tedesco
Promotora da Igreja Batista Getsêmani 
São Paulo - SP


TV por assinaturaEm um dos momentos missionários eu lancei o seguinte "produto": "TV Missionária por Assinatura".  No tempo disponível, tentei mostrar à igreja as vantagens que teríamos se fizéssemos a doação do valor da assinatura da nossa TV, naquele mês, para missões. Falei que, enquanto na TV de assinatura convencional pagamos para ver filmes de terror, violentos e que muitos deles não nos edificam, na TV Missionária iríamos ver filmes de vidas transformadas, resgatadas do pecado nos DVDs que a Junta de Missões envia às igrejas. Tentei conscientizar a igreja que, para missões, vale à pena abrirmos mão de nossos "confortos". 
 
Ana Lucia Pacheco
PIB em Jardim Alcântara
São Gonçalo - RJ

Lava-JatoPor esses dias comprei um equipamento para lavagem de carros e comuniquei à promotora de missões para que pelo menos duas vezes por mês fizéssemos uma parada em bairros distintos para lavagem de carros, motos, e etc. 
 
Railson Barreto
Camaçari-ba

Talentos 
Uma idéia para alcançar a oferta para a Campanha de Missões é separar um valor específico (talentos) para uma dupla (o número de integrantes depende do contexto). Por exemplo, separe 10 duplas em sua Igreja e entregue, no início da campanha, um envelope contendo um valor,por exemplo, de R$ 30,00. Essas pessoas terão a responsabilidade de multiplicar essa quantia até o final da campanha através da criatividade. Poderá fazer cantinas, feijoadas, cinemas, pizzas missionárias. O que vale é a criatividade. Em minha Igreja deu certo, com R$ 150,00, alcançamos R$ 1.400,00, com apenas 05 duplas. 
Ednéia Lopes Gorre 
Promotora da Primeira Igreja Batista em Vale do Anari - RO


Cine MissõesMarcamos cultos na casa dos irmãos da nossa igreja a fim de exibir o DVD.  Iniciamos com um pequeno grupo e diariamente íamos a um lar diferente e, a cada reunião, aumentava a participação. O resultado foi maravilhoso, até os vizinhos se reuniam para assistir ao DVD. Felizmente as salas não comportavam as pessoas e os nossos irmãos cediam os seus lugares aos visitantes que ficavam comovidos com os testemunhos.
 
Após a exibição dos vídeos líamos a Palavra e orávamos, e o que seria uma reunião com alguns irmãos se transformou em culto missionário nos lares. Testemunhávamos do amor de Cristo e os vizinhos que eram convidados para assistir ao DVD ficavam muito impactados e pediam para que realizássemos cultos em suas casas. Cassiano de Miranda Neto 
PIB em Parque das Palmeiras 
Nova Iguaçu - RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário